quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fiorilo visita UAPS Chapéu D'Uvas e constata precariedade

"Se não for a pior, esta é uma das piores unidades do município", foi a conclusão que chegaram os vereadores Fiorilo (PDT) e Chico Evangelista (PP), em visita da Comissão de Saúde Pública e Bem-estar Social à Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do bairro Chapéu D'Uvas, na manhã dessa quarta-feira, dia 04.

Os vereadores puderam constatar a precariedade das instalações físicas da unidades. Segundo relatório da visita, quatro médicos se revezam no uso de um consultório, não há sala de espera e muito material está amontoado.

Frente ao problema, os vereadores apontaram como possível alternativa a reforma da antiga estação ferroviária para transferência do atendimento. A UAPS, anexa à Escola Municipal Almeida de Oliveira Tavares, teve o atendimento interrompido, esta semana, em virtude de uma pintura.

Em dias normais, dispõe de pediattra, clínico geral, ginecologista e cardiologista, sem limites para consultas. Estes profissionais se revezam no mesmo consultório, utilizando-o em horários diferenciados. Um veículo móvel é utilizado para o atendimento odontológico à população.

Na UAPS Chapéu D'Uvas as dificuldades são muitas. O aparelho de pressão foi emprestado pela técnica em enfermagem, a caixa térmica para armazenagem das vacinas foi conseguida com a realização de um bingo. O transporte é outro problema, já que apenas dois ônibus fazem a linha. Os pacientes precisam ir ao Pam Marechal ao menos três vezes para realizar um simples exame de sangue. Além disso, o pedido de autorização para entrega de remédios controlados, feita para facilitar a vida dos moradores, foi negada.

No entanto, não só as más notícias marcaram as visitas dessa quarta-feira. Os representantes da Comissão de Saúde também estiveram na UAPS de Valadares. Nessa unidade puderam presenciar uma ampla reforma, que possibilitou o redimensionamento do espaço. A unidade foi pintada, conta com sala de espera, recepção e novos consultórios.

Os vereadores também ficaram satisfeitos com o que presenciaram na Clínica de Fisioterapia da Zona Norte, em Benfica. O problema de subutilização da unidade, constatado numa primeira visita, foi resolvido. Pelo menos 24 pacientes são atendidos por dia por uma equipe composta por quatro fisioterapeutas e quatro estagiários. O local possui duas salas de atendimento e sete boxes. É preciso a execução de pequenos reparos, mas o estado geral é bom.

(relatório da equipe de Comunicação da Câmara)

Nenhum comentário: