Durante reunião plenária realizada nessa quinta-feira (20), o vereador Fiorilo subiu à tribuna para cobrar do Executivo a aplicação da Lei nº 12.582/2012, de sua autoria, que dispõe sobre a implantação de ciclofaixas de lazer nas principais vias públicas do município aos domingos e feriados, das 7h às 15h.
Fiorilo fez uso da palavra para explicar a diferença entre ciclofaixas e ciclovias (conforme imagem abaixo), ressaltar a importância da criação e disponibilização das ciclofaixas para a população, além de apresentar exemplos de sucesso de sua implantação em outras cidades. Informou aos demais pares que esteve reunido com o secretário de governo, José Sóter de Figueirôa, e representante de uma associação de ciclistas para discutir a possibilidade de se implementar uma ciclofaixa piloto entre a rua Barão de São Marcelino e o cruzamento do Alto dos Passos, para possibilitar a viabilidade da proposta e sua possível ampliação para outras vias da cidade.
Aproveitou a oportunidade ainda para lembrar do projeto de lei que restringe o uso da área de estacionamento rotativo (área azul) com o objetivo de comercialização de veículos. Lembrou do transtorno que essa utilização, muito comum nas ruas do Centro da cidade como a Batista de Oliveira, traz para a população usuária do estacionamento rotativo.
Falou também da absurda redução das verbas federais para a realização de mamografias nos municípios, restringindo os exames a mulheres entre 50 e 69 anos. Corroborou com informações divulgadas pela imprensa de que boa parte dos diagnósticos de câncer de mama são feitos em mulheres mais jovens e que a mamografia é fundamental para tanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário