Foi aprovado no dia 10 de fevereiro, pela Câmara Municipal, o projeto de lei do vereador Fiorilo que concede o título "post mortem" de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora a José Antônio da Silva Pinto, o Barão de Bertioga. O cafeicultor fundou a Santa Casa de Juiz de Fora, em 1854, com intuito de acolher e dar assistência aos mais necessitados.
De acordo com o presidente da Instituição, Dr. Renato Villela Loures, o título reiter a importância de um dos maiores benfeitores da cidade e confirma a relevância da Santa Casa para Juiz de Fora e região. "Esta honraria ao Barão, que fundou a nossa Santa Casa, revela, ainda mais, a grande importância deste complexo hospitalar para a promoção da saúde da população".
Um dos colaboradores da Instituição, que incentivou a criação do projeto de lei, foi Marcos Antônio Rosa, que é responsável pelo Museu da Saúde da Santa Casa desde 2009. "Quando começamos a estudar de forma aprofundada a história do Hospital para o processo de integração dos novos colaboradores, descobrimos o quanto foi importante, não só para a Santa Casa. Foi quando levamos ao vereador, Dr. José Mansueto Fiorilo, que prontamente compreendeu e engajou-se neste objetivo". Marcos faz parte do quadro de funcionários há 17 anos.
Esta matéria foi publicada na edição nº 04, de abril/maio, do inofrmativo Santa Casa em Pauta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário