terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fiorilo participa de nova Assembleia Médica


O vereador Fiorilo esteve presente na Assembleia dos Médicos, nesta terça-feira, dia 30, para participar da discussão sobre as duas novas mensagens do Executivo sobre a categoria. Na ocasião, ele apresentou o Projeto de Lei que será votado na próxima segunda-feira, dia 05, em Reunião Extraordinária da Câmara Municipal.

Nesse documento, o Executivo prorroga o prazo de vigência da Lei nº 12.111, de 03 de setembro de 2010, alterada pela Lei nº 12.186, de 21 de dezembro de 2010 e dá outras providências. Para discutirem novamente a proposta antes da votação do Legislativo, os médicos marcaram nova Assembleia para a próxima quinta-feira, dia 01 de setembro.

Na ocasião, os profissionais ainda aproveitaram para informar que se reuniram recentemente com a nova Secretária de Saúde do Município, Maria Helenal Leal Castro, e entregaram suas reivindicações.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto de Fiorilo é aprovado em 2ª Discussão


Na Reunião Ordinária dessa sexta-feira, dia 26, a Câmara Municipal aprovou em 2ª Discussão o projeto do vereador Fiorilo que propõe a criação de um serviço de atendimento através do site da Câmara Municipal para a população opinar a favor ou contra as proposições em tramitação, como Projeto de Lei, de Resolução e de Emenda à Lei Orgânica.

Na ocasião, Fiorilo apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei com algumas adaptações para que o documento, de fato, contemple a população de Juiz de Fora de maneira positiva. Como nós já falamos aqui no blog, a intenção é motivar o cidadão a participar, com maior efetividade, na elaboração das Leis e discussões de temas relevantes para a sociedade, disponibilizando canais de debates.
Abaixo, confira, na íntegra, o substitutivo aprovado nessa sexta:

SUBSTITUTIVO Nº ____________
Ao Projeto de Resolução nº 02/2011

Cria o serviço de atendimento através do portal da Câmara Municipal, para estimular a participação dos cidadãos no processo legislativo pela internet e dá outras providências.
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprova:
Art. 1º. Fica criado o serviço de atendimento através do portal da Câmara Municipal, para estimular a participação dos cidadãos no processo legislativo pela internet.
Art. 2º. A participação no processo legislativo poderá ser através de:
I – sugestão de tema para a proposição de projeto de lei.
II – sugestão de assunto para discussão em audiência pública.
III – opinião em rede sociais temáticas para fins legislativos.
IV – opinião nos projetos de lei, de resolução e de emenda à lei orgânica, em tramitação.
Art. 3º. O portal da Câmara Municipal reservará espaço disponibilizando ferramentas digitais para a participação dos cidadãos, através de enquetes, fóruns, conteúdos, selecionando as melhores idéias e propostas, traduzindo em informações para os operadores do processo legislativo.
Art. 4º. A participação do cidadão exigirá um cadastro contendo login (endereço de e-mail) e senha, permitindo apenas uma sugestão/opinião para cada tema ou proposição de Projeto de Lei, de Resolução de Emenda à Lei Orgânica
Art. 5º. Quanto ao Projeto de Lei, de Resolução de Emenda à Lei Orgânica, caberá ao autor da proposição autorizar a realização da enquete tão logo apresentado o Projeto em Plenário para início da tramitação, não podendo fazê-lo em momento posterior, à exceção de apresentação de Projeto Substitutivo.
Art. 6º. O resultado das enquetes dos projetos deverá ser divulgado antes da sujeição para votação da proposição em Plenário.
Art. 7º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio Barbosa Lima, 18 de agosto de 2011.

JOSÉ MANSUETO FIORILO
Vereador do PDT


JUSTIFICATIVA

O Projeto de Resolução visa estimular o cidadão a participar, com maior efetividade, na elaboração das Leis e discussões de temas relevantes para a sociedade, disponibilizando canais de debates com as ferramentas digitais do portal da Câmara Municipal, de modo a que os temas em debate estimulem a reflexão e participação de maior número de pessoas.
Ao colocar ferramentas capazes de provocar maior interação da sociedade com o Poder Legislativo, o mínimo que se espera é o compartilhamento de opiniões, informações, sugestões, capazes de abrilhantar os destinos políticos do Município, numa perfeita solidariedade da população e dos seus representantes que temporariamente têm a incumbência de zelar pelo bem comum, ao participarem do processo legislativo em tutela dos interesses sociais comuns.
Por certo, o processo legislativo com maior participação da população dando opiniões e sugestões sobre os temas debatidos, dará melhores resultados na elaboração das Leis, consequentemente favorecendo o espírito democrático da convivência social.
Atualmente, devemos imprimir esforços para o uso do aparelhamento eletrônico e digital da web para todos os fins, especialmente no que tange aos assuntos ligados aos cidadãos, e a Política é prioritária esse contexto, entendida em uma de suas vertentes que é da “cidade organizada”.
Para que as opiniões e sugestões revelem a veracidade dos participantes nas enquetes, cria-se um cadastro com login e senha, permitindo a participação individual em cada tema apresentado no portal.
Foi reservado ao Vereador autorizar a realização da enquete sobre a sua proposição, tão logo apresentado o Projeto em Plenário dando início à tramitação, não admitindo a autorização em momento posterior, à exceção de apresentação de Projeto Substitutivo.
Pode ser que não convenha ao Edil autorizar a realização de enquete na proposição originária de seu Projeto. No entanto, em havendo Substitutivo, situação em que haverá adequação ou modificação da matéria anteriormente proposta, poderá ser autorizada a enquete, a critério do proponente
Com isso, esperamos que esta Nobre Casa haja por bem aprovar o presente Substitutivo ao Projeto de Resolução, contribuindo para o exercício da democracia com aproveitamento de espaço virtual e interativo do portal desta Casa Legislativa.


JOSÉ MANSUETO FIORILO
Vereador do PDT

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Praça de Santa Luzia começa a ser revitalizada

Após emenda ao orçamento 2009 proposta pelo vereador Fiorilo, o Executivo começou a revitalização da Praça Geraldo Pelzers, em Santa Luzia, com reforma da sua quadra poliesportiva. A intenção é atender as reivindicações dos moradores do bairro, além de possibilitar um maior conforto a prática de atividades esportivas pela população local.




Após o Executivo divulgar seu Planejamento Orçamentário de 2009, Fiorilo propôs a Emenda Aditiva solicitando o valor de R$ 20.000,00 para a reforma da Praça de Santa Luzia. Além disso, o vereador também já enviou diversos requerimentos, solicitando outros reparos no local em caráter de urgência, como restauração de bueiro e de infiltração no “Playground”.



Confira a Emenda Aditiva na íntegra:

Barão de Bertioga é cidadão Benemérito

Foi aprovado no dia 10 de fevereiro, pela Câmara Municipal, o projeto de lei do vereador Fiorilo que concede o título "post mortem" de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora a José Antônio da Silva Pinto, o Barão de Bertioga. O cafeicultor fundou a Santa Casa de Juiz de Fora, em 1854, com intuito de acolher e dar assistência aos mais necessitados.

De acordo com o presidente da Instituição, Dr. Renato Villela Loures, o título reiter a importância de um dos maiores benfeitores da cidade e confirma a relevância da Santa Casa para Juiz de Fora e região. "Esta honraria ao Barão, que fundou a nossa Santa Casa, revela, ainda mais, a grande importância deste complexo hospitalar para a promoção da saúde da população".

Um dos colaboradores da Instituição, que incentivou a criação do projeto de lei, foi Marcos Antônio Rosa, que é responsável pelo Museu da Saúde da Santa Casa desde 2009. "Quando começamos a estudar de forma aprofundada a história do Hospital para o processo de integração dos novos colaboradores, descobrimos o quanto foi importante, não só para a Santa Casa. Foi quando levamos ao vereador, Dr. José Mansueto Fiorilo, que prontamente compreendeu e engajou-se neste objetivo". Marcos faz parte do quadro de funcionários há 17 anos.

Esta matéria foi publicada na edição nº 04, de abril/maio, do inofrmativo Santa Casa em Pauta.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rotatória da Almiro Ribeiro de Toledo é revitalizada

Em atendimento a um requerimento feito pelo vereador Fiorilo, a Secretaria de Obras iniciou no último domingo, dia 21, as obras de revitalização da rotatória da rua Almiro Ribeiro de Toledo, em Santa Luzia.

O logradouro teve a pintura das faixas demarcatórias da rotatória e a sinalização horizontal renovadas. Além disso, outras ruas do bairro também receberam nova pintura nas faixas e sinalização horizontal.

Fiorilo destaca a importância de manter a sinalização sempre em boas condições e reafirma seu compromisso com a população de lutar por seus direitos junto à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

Veja o requerimento na íntegra:


Fiorilo se reúne com médicos da Estratégia Saúde da Família


Na noite da última segunda-feira, dia 22, Fiorilo esteve reunido com médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF). Atendendo aos pedidos dos profissionais, o vereador foi ouvir as reivindicações da classe sobre a nova mensagem do Executivo enviada para a Câmara Municipal.

No documento, número 3927, o poder Executivo tem a intenção de fazer a correção do adicional de resultados, que é o registro das metas alcançadas pelos profissionais Médicos na atuação nas equipes do Programa Saúde da Família.

Na reunião, os médicos analisaram a mensagem junto com o vereador e propuseram algumas melhorias. De acordo com o que foi solicitado, Fiorilo tentará se reunir com representantes do Executivo para tentar um acordo entre ambas as partes.

A previsão é que a mensagem seja votada na Reunião Ordinária da próxima quarta-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fiorilo participa de Ações Regionais no Benfica

O bairro Benfica (Rua Evaristo da Veiga), na zona norte da cidade, recebeu, nesse domingo (21), o projeto Ações Regionais da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF). O evento contou com a presença do vereador Fiorilo (PDT).

Fiorilo teve a oportunidade de ouvir as reivindicações dos moradores da região através de conversas com lideranças do bairro e prometeu se empenhar para conseguir, junto à PJF, o atendimento das solicitações.

Durante as ações, realizadas de 9h às 13h, a população contou com serviços de atendimento ao cidadão, lazer para as crianças, verificação da pressão (feito por alunos da Suprema), corte de cabelo, distribuição de mudas e show.

A PJF aproveitou ainda a ação para dar continuidade ao trabalho de combate à propagação da dengue. Os moradores puderam trocar materiais recicláveis por leite longa vida. A troca funcionou da seguinte forma:

1 pneu = 1 litro de leiteProjeto Ações Regionais


5 garrafas PET = 1 litro de leite

5 pratinhos de planta = 1 litro de leite

10 latinhas = 1 litro de leite



O Projeto “Ações Regionais” aproxima a comunidade do poder público e leva benefícios às comunidades de diversas regiões da cidade, através das parcerias das secretarias de Administração e Recursos Humanos, Saúde, Comunicação Social, Esporte e Lazer, Atividades Urbanas, Transportes e Trânsito, Agricultura e Abastecimento, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Obras, Assistência Social e Educação, além do Procon, Demlurb, Cesama, Guarda Municipal, Agenda JF, Funalfa, Empav e Defesa Civil.

A iniciativa recebe ainda o apoio da PMMG, Polícia Civil, do 4º BBM, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sudeste de Minas (Ifet), da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Faculdade Suprema, do Sest-Senat, INSS e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.






quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Projeto de Fiorilo vira lei


Nesta quinta-feira, dia 18, durante Reunião Ordinária na Câmara Municipal de Juiz de Fora, os vereadores votaram contra o veto do Executivo do Projeto de Lei 198/2010 do vereador Fiorilo. O documento dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de elevador que caiba maca ou leito para transporte de pessoas nas edificações, e dá outras providências.

De acordo com Fiorilo, um sério problema é enfrentado em situações de urgência/emergência, em que a pessoa, não podendo se locomover ou ser transportada assentada, deixa de receber a necessária assistência por impossibilidade material de conduzir no elevador uma maca ou leito.

O objetivo do projeto é possibilitar aos médicos, paramédicos e agentes do SAMU, do Resgate ou Ambulância, prestarem uma assistência com eficiência nos edifícios de elevadores. O vereador ainda destaca que, quase sempre, uma pessoa debilitada deve ser transportada deitada e, quando não há meios de transportá-la pelo elevador, usa-se as escadas. Entretanto, em muitos casos, nem sempre isso é possível, o que prejudica o socorro e pode até causar uma fatalidade.

Primeiramente, após aprovação na Câmara, o Executivo havia dado “veto total” a proposta. A partir de agora, com a decisão do Legislativo de votar contra essa atitude, o projeto é, oficialmente, considerado uma lei na cidade.