terça-feira, 28 de junho de 2011

Situação dos Guardas Municipais é discutida na Câmara

A pedido do vereador Fiorilo (PDT), foi realizada nesta terça-feira a 4ª Audiência Pública do mês de junho para discutir a situação da Guarda Municipal de Juiz de Fora. De acordo com Fiorilo, o objetivo era debater sobre as estatísticas de abusos ao patrimônio público, a atuação da classe na questão ambiental, a possível cooperação junto às polícias militar e civil na segurança pública e no trânsito, a situação dos excedentes do concurso (o prazo para a chamada acaba no próximo mês) e, por fim, o impasse sobre a Guarda Municipal andar ou não portando arma letal.

O Major Mendes teve importante participação, falando sobre a atual situação desses profissionais, esclarecendo que eles têm cumprido com todos os seus deveres, como proteção ao meio ambiente e prisão de crimes em flagrante. Além disso, informou que o fato dos excedentes não terem sido chamados é puramente burocrático e ainda que o armamento é uma questão polêmica, que requer muito estudo antes de uma decisão definitiva.

Durante a Audiência, o porte de armas foi a questão mais discutida, dividindo a opinião dos vereadores e até de cidadãos presentes. Além disso, a platéia também destacou a pouca liberdade de atuação da Guarda Municipal que, segundo os presentes, não possui segurança adequada, nem é valorizada pelo Executivo.

Fiorilo finalizou lembrando que Juiz de Fora pode ser uma “Basecamp” da Copa do Mundo, que será realizada em 2014, e, até esse período, seria ideal que todos os excedentes que ainda esperam ser chamados já estejam treinados e prontos para atuar. Além disso, o verador ainda sugeriu que fosse enviada uma cópia da Ata da Audiência Pública para que o Prefeito tomasse conhecimento da situação, uma vez que nenhum representante do Executivo esteve presente.

Nenhum comentário: