quinta-feira, 2 de junho de 2011

Reunião da Comissão de Saúde discute situação do Samu

O presidente da Comissão de Saúde e Bem-estar Social, vereador Fiorilo (PDT), se reuniu nesta quinta-feira (02) com a vice-presidente da Ameta (Associação dos Servidores Públicos de Urgência e Emergência de Juiz de Fora), Valéria Aparecida Antonelli. Em pauta: a situação dos serviços de atendimento pré-hospitalar da cidade, realizado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Valéria Antonelli ressaltou que o serviço, antes realizado pelo Centro de Atendimento Pré Hospitalar (CAPH), vem sofrendo um sucateamento desde que o Samu chegou à cidade. Há uma situação de mandos e desmandos sobre os profissionais do CAPH, hoje lotados no Samu.

Entre as denúncias feitas por Valéria estão a proibição da utilização do uniforme do Samu pelos profissionais do CAPH, a retirada do serviço de almoxerifado durante a noite e o número insuficiente de ambulâncias para o atendimento da população em Juiz de Fora.

A representante da Ameta afirma ainda que o número de profissionais disponíveis nas ambulâncias também é insuficiente. "Em outros estados o Samu tem em suas ambulâncias dois auxiliares ou técnicos em enfermagem e o motorista; em Juiz de Fora, as unidades fazem o atendimento com apenas um auxiliar ou técnico e o motorista, que muitas vezes precisa ajudar".

Valéria pede que a Comissão de Saúde intervenha junto aos órgãos responsáveis para a melhoria nas condições de trabalho e atendimento à população. Ela sugere a reativação do CAPH (ambulância branca do 192) para a realização de um trabalho conjunto com o Samu. Além disso, pede que cursos de capacitação e reciclagem sejam oferecidos aos profissionais frequentemente.

Além de Fiorilo e Valéria Antonelli, estiveram presentes à reunião José Laerte (PSDB), Chico Evangelista (PP) - membro da Comissão de Saúde, Samantha Borchear (da Ouvidoria de Saúde).

Nenhum comentário: