quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comissão de Saúde vai à Pirapetinga


Na manhã dessa terça-feira (07), o vereador Fiorilo (PDT) realizou com os demais integrantes da Comissão de Saúde e Bem-estar Social, Wanderson Castelar (PT) e Chico Evangelista (PP), uma visita à Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Pirapetinga, distrito de Juiz de Fora.
A estrutura da UAPS é bastante precária. A unidade é fria, o chão é de cimento liso, as paredes estão descascadas e mofadas, a sinalização indicativa da UAPS é de difícil visiualização. Não possui sala de reunião, recepção, os consultórios são pequenos, o mobiliário é antigo e o fornecimento de água é bastante irregular.

As profissionais que atendem a unidade disseram que o material para fazer curativo foi todo recolhido, o trabalho é feito com gaze, esparedrapo e soro fisiológico. Além disso, a coleta de sangue precisa ser realizada em Torreões e os casos mais graves são encaminhados para Juiz de Fora. Com relação aos medicamentos, a equipe informou que a cesta básica fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é regular. "Falta um ou outro, mas em geral, o básico vem".

Entre as principais reivindicações estão a ampliação do espaço com a construção de uma sala de reunião e de espera, troca ou reforma do mobiliário, colocação de suporte de papel, reforma nos banheiros  e nos consultórios, além da melhoria da rede elétrica.
Segundo a enfermeira Fabiana Elisa Ramim Reis, a baixa amperagem da rede elétrica prejudica a realização do exame preventivo e a coleta de material. Para a médica Marta Lúcia Lima de Oliveira falta aconchego. "A unidade não é aconchegante, falta tudo".

Outra reivindicação foi relacionada ao plano de carreira. A médica e a auxiliar de enfermagem são funcionárias do estado municipalizadas, as gratificações por prestação de serviço na zona rural são menores do que as dadas aos profissionais do município e são retiradas quando da aposentadoria.


Os funcionários disseram ainda que cerca de 176 famílias são atendidas pela UAPS Pirapetinga. A equipe de saúde também atende os usuários de Torreões e Monte Verde. A distância dificulta o atendimento, o ônibus só passa pela unidade nas terças, sextas, domingos e feriados. Muitos usuários só chegam lá a cavalo. O mesmo acontece com os agentes de saúde que realizam as visitas a cavalo ou a pé.








Nenhum comentário: