O vereador Fiorilo (PDT) esteve, na manhã desta quarta-feira (22), com a Comissão de Saúde Pública e Bem-estar Social na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santo Antônio, atendendo às reivindicações de moradores e funcionários.
A unidade conta com um boa infraestrutura (possui sala para reunião, injeção, vacina, além dos consultórios médicos e de dentista). As equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) estão completas.
A equipe disse, no entanto, que apesar de completas, as equipes não conseguem atender a demanda, já que o bairro Santo Antônio e as demais áreas de cobertura da unidade tem crescido e pedem que o número de profissionais das equipes seja revisto.
Os vereadores Fiorilo, Chico Evangelista (PP) e José Laerte (PSDB), todos integrantes da Comissão, conversaram também com os agentes de saúde antes que saíssem para suas visitas.
Reivindicações
Entre as principais solicitações dos agentes estão a falta de material básico de escritório (hoje são os próprios agentes quem compram lápis, cadernos e canetas), o fornecimento inadequado do filtro solar, o auxílio transporte insuficiente para atender aos bairros mais distantes, além da regularidade no pagamento das férias.
Os agentes disseram ainda que o pagamento pelo trabalho na ação de combate à dengue, realizada em março e abril, está atrasado. Os vereadores prometeram contactar os responsáveis para regularizar a situação.
Já com relação à unidade, os pedidos foram relacionados ao pessoal de apoio. As enfermeiras relataram que apenas na última segunda-feira (20) é que foi enviado para a unidade uma funcionária para o atendimento no balcão. Antes o atendimento era realizado pelas próprias enfermeiras, que ainda hoje fazem a distribuição dos medicamentos e o preenchimento das fichas dos usuários.