sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Proibição de reutilização de óleos é nova bandeira de Fiorilo

Sempre preocupado em promover a saúde dos cidadão de Juiz de Fora, o vereador Fiorilo apresentou projeto de lei que determina controle rigoroso contra a reutilização de óleos e gorduras em frituras nos bares, restaurantes e lanchonetes da cidade.

Amparado por pesquisas junto à Anvisa, à Associação Brasileira de Nutrologia e aos Conselhos Federal e Regional de Nutricionistas, o projeto apresenta parâmetros para o manejo do óleo, como a limitação da temperatura a 180º e a avaliação da qualidade com o uso de Fita Monitor de Óleos e Gorduras.

Fiorilo ressalta que, visitando cozinhas e conversando com funcinários dos estabelecimentos, é comum perceber a prática da reutilização de óleos já com aparência escura nas fritadeiras. A ingestão de alimentos preparados nessas condições é um grande risco à saúde, uma vez que pode causar, de imiediato, distúrbios gastrointestinais, e, a longo prazo, alteração no colesterol, danos ao sistema cardiovascular e obesidade.

O projeto passa, nos próximos meses, pela avaliação das comissões da Câmara e, em seguida, será votado pelos vereadores no plenário.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fiorilo trabalha por pista de skate em Santa Luzia

Atendendo a pedido de centenas de jovens da região sul da cidade, o vereador Fiorilo apresenta hoje um requerimento para a construção de uma pista de skate na praça de Santa Luzia. A solicitação está acompanhada de um abaixo assinado com quase 200 assinaturas não só de jovens skatistas, mas de moradores da região que apoiam a iniciativa.

Para o vereador a existência da pista significaria uma grande opção de lazer esportivo para os adolescentes da zona sul e uma ótima forma de ocupação de um espaço urbano como é a praça. Além disso, Fiorilo destaca que a mobilização demonstrada pelos jovens é admirável.

O requerimento será votado no plenário da Câmara e, se aprovado, encaminhado à Prefeitura.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fiorilo propõe realização de pesquisas de opinião sobre projetos dos vereadores

O vereador Fiorilo apresentou hoje um projeto que determina a criação, no site da Câmara, de um espaço para os cidadãos avaliarem os projetos em tramitação. Segundo a proposta, o internauta poderá se posicionar a favor ou contra, e o resultado da enquete deverá ser divulgado antes do projeto ser votado. Fiorilo acredita que esta iniciativa aprimora a relação da Câmara com os cidadãos e amplia a participação da comunidade na tomada de decisões sobre os rumos da cidade.

Fiorilo lidera vistoria de vereadores no SAMU

Fiorilo e os vereadores Castelar (PT), José Laerte (PSDB) e Chico Evangelista (PP) estiveram na sede do SAMU, na rua Benjamin Constant, na manhã de hoje para verificar as denúncias de falta de estrutura do serviço, divulgadas na semana passada. Durante a visita os vereadores confirmaram a precariedade da unidade, que necessita de pintura, reforma do forro e novos móveis, e alguns problemas no funcionamento do serviço. O principal é a falta de servidores para atuar nas "ambulâncias brancas", que transportam pacientes entre as unidades de saúde. Além disso, o espaço físico da sede do SAMU é pequeno para abrigar as equipes e as cinco ambulâncias de urgência e, ainda, as equipes e "ambulâncias brancas".

O coordenador do SAMU, Paulo César de Oliveira, e o Subsecretário de Urgência e Emergência, Geraldo Dilly, acompanharam a visita e informaram que há a Prefeitura cogita transferir as ambulâncias brancas e a central de marcação de consultas para um imóvel em separado. Já o SAMU será transferido para o novo Hospital Regional, em construção na Zona Norte.

Enquanto isso, os vereadores vão cobrar da Prefeitura melhorias urgentes na estrutura do SAMU e, ainda, solicitar ao Ministério da Saúde a liberação do termo de doação de 3 ambulâncias para a reserva técnica do SAMU.

Fiorilo pede segurança em Santa Luzia, Alto Jardim de Alá e no entorno do Santa Cruz Shopping

O vereado Fiorilo apresenta nesta quarta duas representações que solicitam à Polícia Militar medidas de combate a crimes e violência na cidade. Um pedido é dirigido à região de Santa Luzia e do Alto Jardim de Alá, onde tem acontecido vários furtos e roubos nas residências dos moradores. A outra solicitação é para o combate à atuação de gangues de adolescentes nos arredores do Santa Cruz Shopping, no centro de Juiz de Fora.

Fiorilo apresenta 56 requerimentos à Prefeitura

Em busca da solução de diversos problemas da cidade e, principalmente, da região de Santa Luzia, o vereador Fiorilo encaminhou 56 solicitações à Prefeitura, por meio de requerimentos. Os pedidos incluem asflatamento de ruas, iluminação, mudanças no trânsito, restauração de passeios, abrigos em pontos de ônibus e capina. Também há solicitações para solução de problemas no atendimento à saúde, como contratação de médicos de família para Nova Era II. Além disso, Fiorilo reforçou outros pedidos antigos que até hoje ainda não foram atendidos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fiorilo avalia condições de funcionamento do Samu

O vereador Fiorilo já está buscando informações para verificar as denúncias publicadas pelo jornal Tribuna de Minas de falta de estrutura no Samu de Juiz de Fora. Fiorilo disse ao jornal que tem conhecimento de alguns dos problemas, por conta de conversas informais com seus colegas médicos. Ele também disse que a Comissão de Saúde da Câmara vai fazer uma inspeção formal na unidade e, após isso, elaborar um relatório e cobrar providências junto à Prefeitura.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Fiorilo busca apoio da UNIPAC para implantação do SVO

O vereador Fiorilo se reuniu na manhã de hoje com o Dr. Narciso Pazinato, Diretor da Faculdade de Medicina da Unipac de Juiz de Fora, e com a Dra. Dalva de Andrade, Diretora do Instituto Médico Legal de Juiz de Fora, para discutir a criação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) municipal. No encontro, os três conversaram sobre a possibilidade da UNIPAC se tornar a responsável pelo SVO, reproduzindo em JF um modelo que é adotado em outras cidades, segundo o qual a verificação de óbito é feita por faculdades de medicina, através de convênio com as prefeituras.

A criação do SVO é uma bandeira levantada por Fiorilo desde o início de seu mandato. Através de emendas do vereador, o projeto já está previsto no plano plurianual e no orçamento do município para 2011. O SVO é um serviço municipal, previsto no Código de Posturas, mas que ainda não existe. Trata-se dos procedimentos de atestado de óbito e necropsia nos casos de morte natural ou súbita, ou seja nos casos em que não há acompanhamento médico prévio de uma clara situação de doença, nem nos casos de suspeita de crime. Hoje, quem realiza a verificação de óbito é o Instituo Médico Legal, mas em caráter de favor ao Município. O IML é um órgão estadual e sua competência é periciar os casos de morte que envolvem crime. Fiorilo é médico legista e conhece bem as questões do IML de Juiz de Fora. Segundo ele, este “favor” prestado pelo IML de Juiz de Fora chega a cerca de 30 casos por mês, número que provavelmente seria bem maior se o serviço fosse regulamentado como prevê a legislação.

O processo de implantação do serviço passa pela doação de um terreno da Prefeitura para o Estado, que, por sua vez, arcaria com os custos de construção de um prédio que serviria tanto para o SVO quanto para uma nova sede do IML.

A criação do SVO trará dois grandes benefícios à população de Juiz de Fora: primeiro, o atendimento a famílias carentes que sofrem no momento da perda de entes queridos por conta da falta de órgão competente para atestar o óbito; segundo, pela possibilidade de criar um banco de dados sobre os falecimentos registrados na cidade, para identificar causas, gerar estatísticas e promover políticas de saúde pública.

Prestação de contas - janeiro 2011

Já está disponível a prestação de contas do gabinete do vereador Fiorilo referente ao mês de Janeiro de 2011. O total de gastos foi de R$2.717,87, ou metade do total disponibilizado pela Câmara, a cada mês. As despesas detalhadas estão nos relatórios abaixo. Para visuali~zá-los, basta clicar sobre as imagens.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Fiorilo discute com comunidade soluções para o atendimento à saúde em Nova Era II

O verador Fiorilo participou na noite desta quinta da reunião do Conselho Local de Saúde do bairro Nova Era II, atendendo convite da Presidente da Associação de Moradores, Talita Nascimento, e do Presidente do Conselho de Saúde Local, Valtencir de Oliveira. O encontro serviu para que moradores e conselheiros apresentassem para Fiorilo as principais carências da UAPS que atende a região. O grande problema é a falta de médicos, que já motivou, inclusive, uma grande manifestação em setembro do ano passado. A unidade foi inaugurada em maio de 2010 e, segundo o projeto, teria três equipes de saúde da família. Entretanto, hoje em dia há apenas uma médica, que atende 10 pacientes por dia e 04 casos de urgência. A informação dada pela Prefeitura é de que já há duas médicas escaladas para a UAPS, e falta, apenas, assinar suas carteiras de trabalho. Segundo a Secretaria de Saúde é esperado que as médicas assumam os cargos entre os dias 15 e 20 de fevereiro.

Fiorilo se comprometeu a fiscalizar o cumprimento desse prazo, bem como a interceder para tentar melhorar as condições de atendimento da unidade. Segundo os funcionários, a desorganização da UAPS e a dificuldade dos pacientes em conseguir atendimento causa, além do transtorno para os moradores da região, insegurança para os servidores. A falta de vagas e a ausência de médicos suficientes gera revolta de muitos pacientes, e alguns chegam a fazer ameaças aos servidores.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fiorilo intercede em favor da melhoria dos serviços de saúde em Santa Luzia

O vereador Fiorilo, através da Comissão de Saúde da Câmara, vem conseguindo colaborar para a melhoria do atendimento à saúde dos moradores da região de Santa Luzia. Segundo os conselheiros de saúde do bairro foi bem sucedida a última intervenção do vereador e da Comissão para resolver a falta de medicamentos na UAPS de Santa Luzia.

Durante a reunião do conselho local, nesta quarta, os representantes dos moradores pediram apoio para a solução de outra questão: a falta de um médico para completar as equipes de saúde da família que atendem a região. Fiorilo deixou o encontro com o compromisso de ir até o Secretário de Saúde para tentar resolver o problema.

Cantinas escolares já estão obrigadas a oferecer alimentos saudáveis

A volta às aulas em 2011 deve ser marcada por novidades nas cantinas escolares. Isso porque já está em vigor a lei 12.121, proposta por Fiorilo. A lei estabelece que cantinas e lanchonetes das escolas particulares e de toda a rede municipal têm que oferecer alimentos saudáveis aos estudantes. Por isso, estão proibidos frituras, pães e salgados com gorduras hidrogenadas, salgados com massas folhadas, biscoitos recheados, balas, pirulitos, gomas de mascar, catchup, mostarda, maionese, bebidas artificiais e refrigerantes, ou qualquer produto de alto teor calórico e pouco nutritivo.

Educadores, estudantes e pais podem ficar de olho. Se a lei não estiver sendo cumprida, podem denunciar ao Departamento de Fiscalização da Prefeitura (3690-7291).