sexta-feira, 8 de maio de 2009

Comissão de Saúde da Câmara visita HPS para checar serviços

A comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Legislativo visitou as dependências do Hospital de Pronto Socorro Doutor Mozart Geraldo Teixeira para conhecer as condições de atendimento oferecidas à população e produziu um relatório com análise dos fatos. Seus titulares, os vereadores Francisco de Assis Evangelista (Chico Evangelista - PP), José Mansueto Fiorilo (PDT) e Wanderson Castelar (PT) percorreram todos os setores para descobrirem o que pode ser feito para melhorar os setores que oferecem serviços deficitários. Eles foram recebidos pelos diretores Simone Mathiasi e Antônio Augusto Ramalho Motta.

A falta de mão-de-obra é um problema que pode chegar a proporções ainda maiores se alguma medida não for tomada o quando antes. Das cinco postos para neurocirurgiões, só há dois preenchidos, portanto, a oferta de neurocirurgias está ameaçada, com lacunas na escala. Um infectologista e um urologista pediram demissão recentemente. A escala de plantão também é incompleta.Os vencimentos estão defasados e não há um plano de carreira. Os profissionais relatam ainda que o adicional de penosidade (remuneração para atividades penosas) surgido em 1995 não contribui com as correções devidas. Explicam ainda que o fundo de previdência municipal efetua descontos sobre a penosidade que depois não são incorporados aos vencimentos. O laboratório apresenta déficit de dois técnicos e os plantões também estão comprometidos. Há risco de outros profissionais pedirem demissão.
As situação da lavanderia também é preocupante. O local que a abriga é muito quente, sem ventilação. Os funcionários têm dificuldade para trabalhar e solicitam ampliação para o melhor funcionamento. Por todos os setores onde passou a comissão verificou-se a necessidade de reforma do prédio que é muito antigo. Várias instalações apresentam condições precárias.

*Texto elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Juiz de Fora

Nenhum comentário: