segunda-feira, 21 de maio de 2012

Audiência Pública discute índice de reprovação em exames de habilitação

Com o intuito de compreender o atual índice de reprovação em exames para aquisição da carteira de habilitação, o vereador Fiorilo (PDT) propôs à Câmara Municipal a realização de uma Audiência Pública. O encontro será na próxima segunda-feira, dia 28.

"Queremos esclarecer o que tem acontecido em Juiz de Fora. As pessoas só conseguem passar no quarto, quinto exame. Alguma coisa está faltando. Ou o ensinamento está deficitário ou a forma de cobrança precisa ser revista", declarou o vereador em matéria publicada na edição de domingo (dia 20) do jornal Tribuna de Minas.

A matéria ainda mostrou que o índice de reprovação em Juiz de Fora alcançou, no último mês, os 81%. Dos 2937 candidatos que se submeteram ao exame em abril, apenas 571, ou seja 19%, foram aprovados. Colocando Juiz de Fora como detentora de um dos piores índices de aprovação do estado

Segundo as autoridades uma possível explicação para a piora do desempenho é que desde o início de abril é feita apenas marcação de exames noturnos. Antes da mudança a média ficava entre 24 e 26% de aprovação, o que levanta a discussão sobre a alteração recente e reforça o debate sobre o modelo de exame realizado na cidade.

Já os formadores e os candidatos acrescentam a falta de infraestrutura dos bairros escolhidos para a aplicação dos exames, como ruas esburacadas,  iluminação pública de baixa qualidade, excesso de curiosos no local do exame como responsáveis pelo mal desempenho.

Para a audiência pública foram convidados representantes da Delegacia e Departamento de Trânsito, da Secretaria de Transporte e dos Centros de Formação de Condutores da cidade. Além disso, o encontro é aberto à participação popular. A audiência é realizada no plenário da Câmara, às 15h.





Nenhum comentário: