quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Supervisores de UBSs vão ser capacitados para melhorar controle de estoque

O vereador Fiorilo presidiu na manhã de hoje uma reunião da Frente Parlamentar de Defesa da Saúde que discutiu a falta de medicamentos e insumos nas UBSs da cidade. Para isso foram convidados representantes da Secretaria de Saúde, do Almoxarifado Central, da Comissão Permanente de Licitação, do Conselho Municipal de Saúde, além dos vereadores Chico Evangelista (PP) e Wanderson Castelar (PT). O objetivo do encontro foi tentar identificar onde há deficiências no processo desde a compra até a dispensação de medicamentos para a população.

Uma dos destaques da reunião foi o fato da assessora da Secretaria de Saúde, Tânia Bomtempo, admitir que há problemas no fluxo de compra e dispensação de insumos da saúde. No entanto, ela garante que a situação estava muito pior e vem melhorando ao longo do ano. Entre as principais causas de desabastecimento estaria a falta de controle do estoque nas UBSs, atividade que ainda necessita de informatização. Outro ponto delicado seria a ocorrência de entraves burocráticos e a morosidade, muitas vezes inevitável, nos processos de licitação.

Ao fim do encontro duas decisões foram tomadas: a Secretaria de Saúde vai promover a capacitação dos supervisores de UBSs para melhorar o controle do estoque e do consumo de medicamentos e insumos nas unidades; e o grupo vai se reunir novamente em 90 dias para que os representantes da Prefeitura apresentem resultados de melhora nos processos.

Nenhum comentário: