quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Fiorilo denuncia abandono do antigo Pronto Socorro e reivindica mudança do PAI

O vereador Fiorilo visitou na manhã de hoje as instalações do antigo Pronto Socorro Municipal para documentar a situação de abandono e de degradação do prédio. A construção, que é patrimônio municipal, tem sido alvo frequente de furtos, perdendo desde torneiras e luminárias a grandes bancadas de granito e muitos metros de tubulação de cobre. Nos últimos anos, diversos boletins de ocorrência foram registrados junto à Polícia Militar, mas nada foi feito. Além disso, corredores e salas tornaram-se depósito de amontoados de equipamentos sucateados.



Diante do que foi visto, o vereador Fiorilo apresentou requerimento solicitando à Prefeitura que determine à Guarda Municipal a vigilância do prédio, já que hoje há apenas um vigilante terceirizado responsável pelo local. Esta seria, no entanto, uma medida temporária e urgente para garantir a integridade do prédio. Na verdade, o que o vereador defende é que o prédio seja ocupado.

Situação no PAI também exige providências
O vereador Fiorilo visitou, ainda, o prédio onde funciona o Pronto Atendimento Infantil para documentar as más condições das instalações. Aliás, sobre a condição do PAI, Fiorilo fala com pleno conhecimento de causa, uma vez que atua lá como pediatra desde a criação do serviço.

No PAI, saltam aos olhos os problemas de infiltração e mofo, além da má conservação de vários equipamentos mobiliários. O box do chuveiro que atende as crianças tem sinais visíveis de ferrugem, bem como o aparelho de nebulização.



Em requerimento aprovado pelos demais vereadores e encaminhado à Prefeitura, Fiorilo solicita a mudança do PAI das atuais instalações - pelas quais a Prefeitura paga aluguel - para o primeiro andar do prédio do antigo Pronto Socorro, como uma forma, inclusive, de promover a ocupação do imóvel.

Outros vereadores se solidarizam
Fiorilo apresentou as situações do antigo PSM e do PAI na tribuna da Câmara, levando os casos ao conhecimento dos demais vereadores. Logo após o seu pronunciamento, foi cumprimentado por vários colegas e recebeu algumas colaborações. O vereador Rodrigo Mattos, líder do PSDB e representante informal do Governo, sugeriu que o requerimento fosse encaminhado ao Secretário de Administração e Recursos Humanos, Vítor Valverde, para que fossem designados guardas municipais para o prédio do antigo Pronto Socorro. Já o vereador José Laerte (PSDB) destacou que a maioria das unidades de saúde de Juiz de Fora está sucateada e informou que há previsão de ocupação do prédio do Pronto Socorro com a instalação de um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS3.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como fiz em Plenário, quero novamente parabenizar a iniciativa do vereador Fiorilo, que registrou o estado de abandono de um dos mais importantes e conhecidos endereços da saúde em Juiz de Fora: o antigo Pronto Socorro Municipal. Foi um gol de placa, Doutor.
Um abraço do
Castelar - vereador PT