A partir de uma lei de iniciativa do vereador Fiorilo, foi realizada na Câmara, na manhã desta quarta-feira (19), uma palestra com o chefe da urologia da Universidade federal de Juiz de Fora (UFJF), Dr. Humberto Lopes, sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
Dr. Humberto ressaltou que, assim como as mulheres fazem seus exames periódicos, os homens também devem começar a dar mais atenção à saúde. As estatísticas indicam que os homens vivem sete anos menos que as mulheres muitas vezes por achar que não adoecem e pelo preconceito de procurar o médico.
Mostrou aos participantes alguns índices e vídeos:
- 1 em cada 6 homens vai ter câncer de próstata;
- 1 em 36 morre da doença;
- 60 mil novos casos estão previstos para 2014;
- 90% dos casos diagnosticados no início tem cura
- 44% dos brasileiros nunca foram ao urologista.
O médico ainda destacou alguns fatores de risco. Dentre eles: casos na família (pai, irmão, tio), raça (o câncer de próstata é mais comum em negros), obesidade, idade (mais comum em pessoas acima dos 50 anos, por isso a importância de tornar os exames regulares).
Estatisticamente, 70% dos tumores de próstata podem ser diagnosticados pelo exame de toque. Porém, ainda é necessário o exame de sangue, com dosagem do PSA. Dr. Humberto explicou que, em geral os tumores do órgão não apresentam dor ou outro incômodo em sua fase inicial, daí a importância dos exames regulares. Além disso, outras doenças também podem afetar a próstata, como a hiperplasia prostática (aumento do tamanho da próstata).
Para finalizar o encontro, Dr. Humberto abriu espaço para perguntas dos convidados e esclareceu dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário