Em reunião plenária, realizada nessa quarta-feira (28) na Câmara Municipal, foi aprovado do projeto de lei do vereador Fiorilo que propõe a inclusão do Dia Municipal de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata no calendário oficial de Juiz de Fora.
De acordo com o projeto de Fiorilo, fica estabelecido o dia 17 de novembro como data para a realização de atividades de conscientização. A escolha da data foi embasada em campanhas mundialmente consolidadas. No Brasil, inclusive, já existe uma lei federal que institui o Programa Nacional de Controle da doença.
Entre as atividades propostas estão promoção de campanhas, seminários, conferências, palestras, feiras, exposições e encontros que proporcionem a discussão, reflexão e divulgação de dados sobre a doença. Fiorilo defende também a divulgação de medidas preventivas, sendo o plenário da Câmara reservado para o desenvolvimento de tais atividades.
Segundo Fiorilo, o índice de câncer de próstata no Brasil é elevado quando comparados com os índices de países desenvolvidos. O problema atinge aproximadamente 50 mil homens todo ano, principalmente acima dos 50 anos. Entre as mortes por câncer, este tipo ocupa o quarto lugar. Medidas preventivas podem reduzir acentuadamente tais índices, uma vez diagnosticado em fase inicial, há redução entre 80% e 90%, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).