terça-feira, 30 de abril de 2013

Câmara aprova doação de terreno para construção do SVO

Durante Reunião Ordinária dessa segunda-feira (dia 29), a Câmara aprovou por unanimidade a Mensagem do Executivo 4033/2013, que autoriza a doação de bem imóvel ao Estado de Minas Gerais para construção do PPI - Posto de Perícia Integrada e do SVO - Serviço de Verificação de Óbito, em Juiz de Fora.

Com a doação do imóvel de 1.840 metros quadrados, localizado na Rua Professora Carolina Coelho, as duas unidades, que integram os serviços da Polícia Civil, devem ser construídas em espaço anexo ao posto do Instituto Médico Legal (IML). As obras estão orçadas em R$ 2,5 milhões e serão executadas com recursos estaduais.


A criação e implantação do SVO é uma luta do vereador Fiorilo desde o início de seu mandato. Além do apoio dos demais vereadores na aprovação da mensagem, Fiorilo contou também com o respaldo da associação de moradores do bairro Granbery, onde serão construídas as unidades.

Veja a mensagem na íntegra no link abaixo.
http://isal.camarajf.mg.gov.br/sal/textop.php?num=42710&sequencia=1



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Projeto que autoriza parada de táxis em locais proibidos será discutido pela Câmara

Durante reunião ordinária, realizada na manhã desta sexta-feira (dia 26), o vereador Fiorilo (PDT) pediu aos demais vereadores que votassem pela derrubada da preliminar da Procuradoria da casa que apontava o Projeto de Lei nº 24/2012 como inconstitucional e ilegal.

O projeto dispõe sobre a autorização do "embarque e desembarque em locais de parada proibida, de pessoas portadoras de deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo, que utilizam táxi".

Em sua fala na tribuna, o vereador argumentou que a legislação já permite a parada de veículos de serviços (como Cemig, carro forte, etc) em local proibido, causando transtorno ao trânsito sem problema, enquanto o táxi para o desembarque de pessoas com necessidades especiais não é autorizado. "A pessoa tem que ser mais importante do que o poder econômico", ressaltou.

Fiorilo reconheceu que o projeto foi apontado como inconstitucional porque o táxi não está na lista dos veículos autorizados pela legislação de trânsito a parar em locais proibidos. Reconheceu também a importância do parecer da Procuradoria da Câmara, já que a maioria dos vereadores, à exceção do Isauro Calais, não tem o Direito por formação. Mas ressaltou que  quer apenas que o assunto seja mais discutido, a votação favorável ou contrária ficará a cargo de cada vereador após melhor conhecimento da proposta.

Fiorilo recebeu o apoio de outros vereadores. Ana Rossingnoli disse que não haveria justificativa uma pessoa com necessidades especiais pegar um táxi  se ela não pode descer próximo ao local onde está indo, como uma clínica. Isauro ressaltou que várias vezes a Câmara legislou sobre trânsito e nesse caso não via inconstitucionalidade na matéria. Disse ainda que votaria contrário à preliminar já que a população idosa da cidade está crescendo e é cada vez mais urgente políticas que atendam suas necessidades. Por sua vez, Antônio Aguiar disse que, apesar das vias serem feitas para os veículos e não para as pessoas, cabe ao Legislativo mudar essa realidade.

O vereador Fiorilo reafirmou a necessidade dos colegas votarem contra o parecer preliminar, para que a matéria fosse mais profundamente debatida e para que os vereadores novatos pudessem tomar mais conhecimento sobre o assunto, garantindo assim uma votação mais criteriosa. No que foi prontamente atendido pela maioria dos vereadores.

Agora o projeto passará pelas comissões da casa, onde será avaliado e discutido. Depois volta para o plenário onde será votado.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Comissão de Saúde visita Pronto Atendimento Infantil

Na última quarta-feira, Fiorilo, junto aos demais integrantes da Comissão de Saúde, realizou uma visita ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Juiz de Fora. Durante o encontro, foram detectados alguns problemas crônicos, que atingem a saúde nas últimas décadas. Em conversa com os profissionais que trabalham no local, os vereadores constataram o esforço pela manutenção da qualidade dos serviços prestados em meio a dificuldades, como falta de itens de insumos e o manuseio de balões de oxigênio. Os leitos estão instalados no segundo andar e os fornecedores têm criado dificuldades nas trocas dos cilindros em função da inexistência de elevadores.

Os servidores também se manifestaram a favor da mudança do serviço para outro local, mais amplo e com acesso facilitado, o que contribuirá para eficiência ainda maior da equipe. Além disso, eles também manifestaram preocupação quanto ao risco de perderem garantias com mudanças operacionais que vierem a ser realizadas. A comissão se comprometeu a permanecer atenta quanto a todas as questões apresentadas.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

SVO em pauta

Durante Reunião Ordinária desta segunda-feira, dia 22, Fiorilo subiu à tribuna para falar aos demais vereadores sobre os últimos acontecimentos a respeito da implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) na cidade.

Em sua fala, Fiorilo explicou que a Prefeitura irá doar um terreno na Rua Professora Carolina Coelho, no bairro Granbery, próximo ao atual Posto do Instituto Médico Legal (PML). O vereador informou que  já existe, inclusive, a planta do prédio que será construído.

Diante desta situação, Fiorilo pediu atenção aos pares para a votação da mensagem do Executivo que trata sobre este assunto. Sendo feita dentro do prazo, ela irá garantir que não se perca os recursos já disponíveis para a construção e implantação do SVO em Juiz de Fora.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Gastos com a verba de gabinete é pauta novamente

As despesas cobertas com a verba de gabinete paga aos vereadores foi mais uma vez pauta da mídia local. E assim como na noticia anterior, o vereador Fiorilo (PDT) ficou entre os legisladores com o menor gasto, acumulando nos três primeiros meses do ano uma despesa de reembolso inferior a 10 mil reais.

Confira a matéria:
http://www.tribunademinas.com.br/politica/gastos-dos-vereadores-sobem-30-em-tres-meses-1.1262170

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prestação de Contas - Março 2013

Já está disponível a prestação de contas do gabinete do vereador Fiorilo referente ao mês de março de 2013. O total de gastos foi de R$ 2.531,32. Para ver as despesas detalhadas, clique aqui!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Câmara Itinerante na região Sudeste

A região Sudeste será a próxima contemplada da 104ª Câmara Itinerante, que será realizada na terça-feira, dia 16. Os moradores dos seguintes bairros poderão levar suas ideias, sugestões e reivindicações: Aracy, Conjunto JK, Costa Carvalho, Jardim da Lua, Nossa Senhora de Lourdes, Poço D'Anta, Santo Antônio, Serra Verde, Tiguera, Floresta, Granjas Bethel, Jardim das Pedras Preciosas, Jardim Esperança, Parque das Palmeiras, Retiro, Terras Altas, Usina Quatro, Granjas Primavera, Granjas Santo Antônio, Poço Rico, Santa Tereza, Solidariedade, Tupinambás, Vila Furtado de Menezes, Vila Ideal, Vila Olavo Costa e Vila Ozanam.

A Câmara Itinerante será na quadra da Escola de Samba Real Grandeza, na Avenida Brasil nº 1220, a partir das 18h. Além disso, no mesmo dia e local, das 14h às 17h, será instalado um Posto de Atendimento do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) com o objetivo de atender a população da região.

terça-feira, 9 de abril de 2013

SVO é tema de reunião na Prefeitura

Na manhã desta terça-feira (dia 09), o vereador Fiorilo (PDT) se reuniu com o Secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, com o Chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Rogério Araújo,com o Delegado da Polícia Civil, Rodrigo Ciscotto e com a chefe do IML, Dalva Andrade, para tratar da construção do prédio onde futuramente funcionará o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), o IML e a Polícia Técnica (Perícia).



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Fiorilo apresenta o menor gasto com impressos

Na última sexta-feira (dia 05), o vereador Fiorilo (PDT) foi destaque na mídia local apresentando o menor gasto com xerox e material impresso entre os 19 vereadores da Câmara.

A informação foi baseada no trabalho realizado pelo Comitê de Cidadania da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Juiz de Fora, e abordou o período de julho de 2012 a março de 2013.

O Comitê, que acompanha os trabalhos dos vereadores e as reuniões na Câmara, divulga semestralmente um informe sobre a produção legislativa da Casa.

Confira a matéria sobre os gastros com a verba indenizatória pelo endereço: http://www.tribunademinas.com.br/politica/comite-alerta-para-gastos-de-vereadores-1.1255783


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Audiências Públicas do mês de abril

A Câmara Municipal já divulgou o calendário de Audiências Públicas para o mês de abril. No total, serão cinco audiências, todas abertas a participação do público. Veja as datas, os horários e os temas que serão discutidos:

- 08/04, 17h30: Exposição do secretário de Atividades Urbanas, Basileu Tavares, sobre seus projetos para os próximos quatro anos;

- 15/04, 17h30: Plano Diretor de Urgência e Emergência da Macrorregião Sudeste com sede no Município, sede na macrorregião do Samu e da Central de Regularidade Instalada no Hospital Regional de Juiz de Fora;

- 17/04, 15h: Dificuldades de obtenção de vagas por parte de alunos em idade escolar na rede pública estadual;

- 24/04, 15h: Exposição do secretário de Obras, Amaury Couri, sobre os trabalhos de sua secretaria;

- 29/04, 15h: Exposição do secretário Flávio Cheker sobre as propostas e objetivos da secretaria de Assistência Social.