quarta-feira, 7 de abril de 2010

Secretaria de Saúde aponta falta de pessoal como causa para desabastecimento de medicamentos

Representantes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora admitiram, hoje, problemas na distribuição de medicamentos aos usuários do SUS na cidade. A questão foi apontada em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, presidida pelo vereador Fiorilo. De acordo com a chefe do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Márcia Januzzi, houve problemas de pessoal nos últimos meses por conta de férias e exonerações de servidores que estavam habituados com o sistema computadorizado de gestão dos estoques. Ela apontou ainda que muito dos problemas de desabasteciemnto ocorrem por conta de falta de pessoal capacitado nas UBSs para fazer controle de estoque.

Essa situação já havia sido apontada na última reunião do grupo, em dezembro de 2009. Naquela ocasião ficou decidido que a Secretaria de Saúde iria promover a capacitação dos supervisores de UBSs para melhorar o controle do estoque e do consumo de medicamentos e insumos nas unidades. Hoje, a chefe da Atenção Primária afirmou que o treinamento deve ser feito em junho. Também na última reunião os vereadores Fiorilo, Castelar (PT) e Chico Evangelista (PP) deram prazo de 90 dias para que a Secretaria apresentasse melhorias nos procedimentos de dispensação de medicamentos. O prazo venceu no dia 16 de março e a expectativa dos vereadores era de que as melhorias fossem apresentadas na reunião de hoje.

Diante do quadro apresentado a Comissão de Saúde tomou duas decisões: agendar uma reunião com a Secretária de Saúde, o Secretário de Administração e o Promotor de Saúde para discutir a falta de pessoal na assistência à saúde no município e a dificuldade de se fazer contratações; e visitar algumas UBSs para verificar pessoalmente as condições de atendimento e, principalmente, o gerenciamento de estoque e dispensação de medicamentos e a falta de pessoal.

Nenhum comentário: