quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Fiorilo é autor de projeto semelhante ao proposto pela ALMG

Aprovado em 2011, a Resolução nº 1252, de autoria do vereador José Mansueto Fiorilo, que cria o serviço de atendimento no site da Câmara Municipal para estimular a participação popular sobre os projetos em tramitação na casa legislativa, está em funcionamento desde o final do ano passado.

Apesar disso, apenas Fiorilo e sua companheira de partido, Ana Rossignoli, já autorizaram a consulta popular sobre suas proposições, conforme matéria divulgada nesta quinta-feira (30) pelo jornal Tribuna de Minas. 

Agora, foi a vez da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) propor um projeto semelhante. A partir da próxima segunda-feira, dia 03, a população também poderá opinar sobre os projetos em tramitação na casa. 

Como opinar

Para deixar sua opinião sobre os projetos em tramitação na Câmara Municipal de Juiz de Fora, o internauta pode seguir dois caminhos: 

- No primeiro, pelo site da casa (www.camarajf.mg.gov.br) basta clicar no link "Legislatura", disposto no topo à direita da página inicial do portal, escolher um dos 19 vereadores e clicar na opção "Opine sobre os projetos de autoria do vereador".

- A outra forma é pelo link "Is@al - Sistema de Consulta", também na página inicial do portal. Essa ferramenta permite uma consulta individualizada sobre o andamento das matérias em andamento na casa. 

Você já pode opinar sobre os projetos do vereador Fiorilo. Deixe aqui sua opinião, ela é muito importante!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Ciclistas reivindicam implantação de ciclofaixas e ciclovias em Juiz de Fora

"A falta de ciclovias ou ciclofaixas no Centro da cidade é apontada pela maioria dos praticantes de ciclismo como o principal motivo de exposição a riscos de quem usa a bicicleta na região". 

Atento ao bem-estar e incentivador da prática de esporte e de uma vida mais saudável, o Vereador Fiorilo é autor da Lei nº 12.582/2012, que dispõe sobre a implantação de ciclofaixas de lazer nas principais vias da cidade, nos domingos e feriados, das 7h às 15h, ficando proibido o estacionamento e o trânsito de veículos automotores em toda sua extensão. 

Confira matéria publicada pelo Tribuna de Minas, edição de domingo (dia 26).

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Comissão de saúde da Câmara visita HPS

O vereador Fiorilo e os demais integrantes da Comissão de saúde da Câmara Municipal, os vereadores Antônio Aguiar e Wanderson Castelar, estiveram no Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Geraldo Teixeira - HPS na manhã dessa quarta-feira (dia 22).

Na visita, a comissão identificou alguns dos problemas enfrentados pelos usuários, destacando o longo tempo de espera por transferências e a falta de medicação. No relatório que servirá de base para reuniões da comissão com o prefeito Bruno Siqueira, o secretário de saúde José Laerte e o secretário de governo José Sóter de Figueirôa, serão incluídos ainda a falta de especialistas e plantonistas, além da lotação na área psiquiátrica.



quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Prestação de contas - Dezembro 2013

Já está disponível a prestação de contas do gabinete do vereador Fiorilo referente ao mês de dezembro de 2013. O total de gastos foi de R$ 2.059,18. Para ver as despesas detalhadas, clique nas imagens abaixo.




quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Audiência pública discute uso do Parque Halfeld

Audiência pública, solicitada pelo vereador Fiorilo e realizada no plenário da Câmara na tarde desta quarta-feira (dia 08), colocou em discussão o uso e a finalidade do Parque Halfeld.


Fiorilo abriu a sessão apresentando um pequeno histórico do Parque e ressaltando o espaço como importante símbolo da cidade, ponto de encontro de famílias, espaço de lazer e cultura. "Considerando a preocupação com o espaço público e a partir da percepção da crescente ocupação do espaço por delinquentes e usuários de drogas decidi propor essa audiência", disse o vereador.

Durante a sessão, o parlamentar ressaltou que a revitalização do Parque é urgente e que basta ações simples como a manutenção e melhoria da iluminação, intensificação da segurança, poda de árvores, limpeza, reforma dos banheiros públicos, etc.

Representantes da Prefeitura disseram que um projeto amplo para revitalização da área está sendo elaborado, mas sua implantação demanda uma série de questões, além disso, como o Parque é um espaço tombado toda intervenção precisa ser aprovada por um conselho. Mas informaram que algumas medidas já foram tomadas, como recomposição das pedras portuguesas, ampliação da presença do guarda municipal com a criação de um posto (de 8h às 21h), melhoria dos banheiros, limpeza mais frequente e retirada das pérgulas. Lembrou ainda que a segurança tem sido intensificada com a presença e apoio da Polícia Militar (PM).

O representante da PM destacou que para garantir a segurança é preciso agir na base do problema. "Estamos refazendo o censo dos moradores em situação de rua e atuando em ações preventivas em parceria com a guarda municipal, mas o auxílio da população é essencial na denúncia de ações de delinquentes e uso de drogas no local".

Fiorilo encerrou a sessão lembrando que a situação do Parque chegou a esse ponto muito em virtude do descaso do poder público. Disse que já percebeu algumas das medidas de melhorias tomadas pela administração, mas que é preciso garantir que o Parque Halfeld volte a ser o espaço de encontro da população, um espaço para as famílias.


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Confira calendário de audiências públicas de janeiro

As reuniões plenárias tiveram início na última segunda-feira,dia 06, no plenário da Câmara Municipal. Além dos projetos de lei,temas de interesse da população serão debatidos em audiências públicas, a serem realizadas entre os dias 07 e 13 de janeiro. 

A primeira sessão irá discutir problemas relacionados à utilização do carro de apoio. A audiência atende a uma solicitação dos vereadores Ana Rossignoli e João do Joaninho.

Na terça-feira, dia 08, o Parque Halfeld será pauta da audiência solicitada pelo vereador José Mansueto Fiorilo, que propõe uma ampla discussão acerca da finalidade e uso do espaço.

Avaliar a despoluição do Rio Paraibuna é a proposta da audiência solicitada pelos vereadores Júlio Gasparette e João do Joaninho.  A sessão será no dia 09, quinta-feira.

A quarta e última Audiência Pública do mês acontece no dia 13, segunda-feira, por iniciativa do  vereador Pardal e vai discutir informações sobre invasões de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida.