quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!!

Ainda estamos de recesso. O novo período legislativo recomeça na próxima segunda-feira, dia 02. Espero que todos tenham tido um abençoado Natal e que 2012 venha cheio de graças, realizações, paz e fraternidade!

A todos um abraço fraterno e o desejo de um novo ano abençoado!


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Estabelecido calendário de reuniões e audiências públicas para 2012

No dia 14 de dezembro foi realizada a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Juiz de Fora no ano de 2011. No entanto, o calendário para as reuniões de 2012 já está estabelecido.

O novo período se inicia já no dia 02 de janeiro, com a realização da primeira reunião ordinária do período. A agenda das audiências públicas também já foi publicada. Confira:

DIA 03 DE JANEIRO - o aumento da população de rua abre o calendário de audiências.
DIA 04 DE JANEIRO -  o tema a ser abordado na segunda audiência é  a situação da Policlínica de Benfica depois da abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte.
DIA 10 DE JANEIRO - estará em pauta na audiência o serviço de táxi em Juiz de Fora.
DIA 12 DE JANEIRO - o tema a ser debatido é o impacto dos investimentos da MRS Logística e o volume de transporte ferroviário no cotidiano da nossa cidade.

As audiências são realizadas no plenário da Câmara, sempre às 15h. Já as reuniões ordinárias tem início previsto para às 17h. Venha partifcipar. A Câmara é a casa do povo.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Câmara retira inflação da taxa de lixo

Na última Reunião Ordinária de 2011 realizada na noite de ontem, a Câmara Municipal de Juiz de Fora optou por retirar da mensagem do Executivo o item que se refere ao reajuste da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS), de acordo com o IPCA. Portanto, nenhum contribuinte terá esse impacto em seu carnê no próximo ano.


Por outro lado, novamente por decisão da maioria dos vereadores presentes, o IPTU terá um reajuste de acordo com a inflação por decreto assinado pela Prefeitura até o fim desse mês. Todas as decisões foram tomadas em total acordo entre a base governista, o Executivo e a oposição.

Também na reunião de ontem, foram discutidos os percentuais de descontos para o pagamento à vista. Ao final, ficou decidido que ele será de 8%, com abatimento de 5% para quem estiver em débito com a PJF. Além disso, os vereadores também estenderam o prazo para quem quiser pagar o carnê em uma única parcela para o dia 10 de fevereiro.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Audiência Pública aborda situação do SVO

Na tarde desta segunda-feira, dia 12, uma Audiência Pública, proposta pelo vereador Fiorilo, abordou novamente a questão do Serviço de Verificação Óbito (SVO), que ficará responsável pela determinação do óbito em casos de morte natural, sem assistência médica.

Atualmente, o serviço é realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). No entanto, Fiorilo, desde o início de seu mandato, vem reforçando a importância de se criar o SVO, frente à grande dificuldade das famílias em conseguir o atestado de óbito nesses casos. 
O objetivo principal da audiência era colocar novamente em discussão os problemas enfrentados na cidade devido a ausência do SVO, além buscar soluções imediatas para os casos de morte natural, no sentido de constatar o óbito e liberar o corpo para a família.

Durante o debate, a doutora Eunice Caldas Dantas informou que o serviço é de competência do Estado e é provável que seja criado um serviço regional. O problema para o município é o custeio. Ela ainda lembrou que há uma média de 30 óbito por mês no município. Doutora Eunice sugeriu que o trabalho da comissão formada em 2009 fosse retomado, mobilizando os entes interessados.

Já a doutora Dalva Andrade de Lima, chefe do IML de Juiz de Fora, que esteve na audiência como representante do delegado regional da Polícia Civil, informou que o Estado está empenhado em criar o SVO, inclusive no modelo Posto de Perícia Integrada (PPI), unificando os serviços do IML, do SVO e da Polícia Técnica. Doutora Dalva lembrou ainda que já há um terreno a ser sedido pelo município ao Estado, no bairro Granbery, para a construção do prédio.

O IML, apesar de atender a casos de morte natural em cooperação com o município, não possui aparelhamento técnico e profissional para atender o serviço, uma vez que o SVO exige a atuação de um médico patologista.


Para o secretário Jorge Ramos, do Conselho Municipal de Saúde, salientou que o médico assistente da Atenção Primária é indicado para atestar os óbitos de morte natural e que, de acordo com conversas realizadas em 2009, o Hospital Universitário (HU) seria o local utilizado para a implantação do SVO, mas até hoje nada foi providenciado. O secretário também sugeriu que o diálogo acerca da implantação do serviço fosse retomado.


Fiorilo, por sua vez, enfatizou que é preciso estabelecer imediatamente uma maneira de solucionar o problema, frente a dificuldade das famílias em atestar o óbito de seu familiar. Sugeriu que fosse colocado no município profissionais que pudessem atender às declarações de óbito, cujo formulário é unificado, de preenchimento obrigatório e fornecido pela Secretaria de Saúde.


Dourtor Ivan, subsecretário de Vigilância Sanitária, informou que o telefone (32) 8431-4053 está disponível para a obtenção do formulário da declaração de óbito nos finais de semana e feriados.


A audiência desta segunda-feira reafirmou a importância da criação do serviço em Juiz de Fora e que  é urgente a implantação de alternativas para a obtenção do atestado de óbito em casos de morte natural até que o SVO seja implantado.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fiorilo apresenta emendas

Durante Reunião Ordinária desta quarta-feira, dia 07, Fiorilo falou sobre as emendas aditivas que produziu para serem acrescentadas às Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2012.

Confira as emendas do vereador:

- Asfaltamento da Rua Dr. Aloísio Muniz, bairro Santa Luzia;

- Asfaltamento da Av. Santa Luzia, lado direito, sentido fluxo das águas, bairro Santa Luzia;

- Asfaltamento da Rua Bráz Ciribelli, bairro Jardim de Alá;

- Asfaltamento da Rua Jacinto Ignácio de Moraes, bairro Jardim de Alá;

- Asfaltamento da Rua Virgínia de Carvalho Ribeiro (início), bairro Jardim de Alá;

- Asfaltamento da Rua Maria Pires, bairro Santa Luzia;

- Asfaltamento da Rua Jerônimo Rocha (final) e Rua Luzia Tente, bairro Jardim América;

- Asfaltamento da Rua José Orozimbo de Oliveira, bairro Santa Luzia;

- Asfaltamento da Rua José Boareto, bairro Jardim de Alá;

- Asfaltamento da Rua Hélio Reis, bairro Jardim de Alá;

- Asfaltamento da Rua Maria Conceição Atalaia, bairro Graminha;

- Asfaltamento da Rua Argemiro José Machado, bairro Ipiranga.

Todas as emendas citadas acima ainda precisam ser aprovadas pelos demais vereadores e também pelo Poder Executivo.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Prestação de Contas - Novembro 2011

Já está disponível a prestação de contas do gabinete do vereador Fiorilo referente ao mês de novembro de 2011. O total de gastos foi de R$ 1.674,43. As despesas detalhadas estão no relatório abaixo. Para visualizá-lo, basta clicar sobre a imagem.