O vereador Fiorilo esteve reunido nesta manhã com a nova secretária de Saúde de Juiz de Fora, Maria Ruth dos Santos, junto com representantes da Defensoria Pública e do Conselho Municipal de Saúde. O encontro faz parte da série de reuniões mensais que vêm pautando o debate na Câmara sobre as principais questões da saúde municipal. Fiorilo apresentou os questionamentos da Comissão quanto às deficiências na assistência farmacêutica do município e no funcionamento das UBSs. A Secretária elogiou o trabalho da Comissão de Saúde e afirmou que está determinada a promover uma efetiva política de assistência farmacêutica, que, segundo ela, não diz respeito apenas à entrega do medicamento ao paciente, mas sim envolve gerenciamento da compra, armazenamento, dispensação e até mesmo da prescrição por parte dos médicos.
Este é o canal de comunicação do vereador José Mansueto Fiorilo, do PDT de Juiz de Fora. Acompanhe o dia a dia do Gabinete, do plenário da Câmara e todas as atividades do mandato do vereador Fiorilo.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Comissão de Saúde discute situação das UBSs
A atenção primária oferecida pelas unidades básicas de saúde foi tema de reunião de trabalho da Comissão de Saúde Pública e Bem Estar Social do Legislativo com integrantes da defensoria pública, da ouvidoria, do conselho e da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (15/09). Constantes reclamações tem sido registradas sobre a precariedade da rede física das unidades básicas de saúde (UBSs), que são distribuídas entre 42 urbanas e 15 rurais. O vereador Chico Evangelista (PP) destacou que a impressão que fica é de que a Secretaria de Saúde na gestão anterior manteve-se atenta às grandes coisas e deixou as pequenas das UBSs para trás.
Foi abordado que existe uma reclamação da população sobre o não cumprimento do horário específico, de quatro ou oito horas, pelos profissionais de saúde das unidades e sobre a carência de profissionais. Por isso, a demanda acaba chegando a outros destinos como a Policlínica de Benfica, por exemplo. Foram discutidas formas de como a Secretaria Municipal de Saúde fiscalizaria o horário dos médicos e dos odontológos. Um método já sugerido pelo titular da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Vitor Valverde, é a checagem da digital. O secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Ramos, disse que alguns municípios já adotaram fiscalização digital. A busca do método sobre a fiscalização dos horários é uma das prioridades a serem discutidas com a nova secretária de Saúde Maria Ruth Santos.
A questão de um plano de cargos, carreiras e salários dos profissionais de saúde e as novas contratações são outros aspectos a serem abordados. O conselheiro de saúde informou que uma proposta para novos profissionais a serem incluídos no atendimento das unidades deve ser discutida a tempo de inclusão na votação do orçamento que ocorrerá este ano.
Um pacto pela saúde foi proposto pelo vereador Wanderson Castelar (PT) para que haja de fato uma mudança na conduta da temática no município. O vereador José Mansueto Fiorilo (PDT) propôs uma nova reunião para o dia 30, às 9h, com a presença da secretária de Saúde Maria Ruth Santos. Ele ressaltou a importância da manutenção deste canal de discussão entre todos os integrantes dos órgãos de ação e interlocução na saúde.
Texto elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Juiz de Fora
HPS está desobrigado de receber acautelados para tratamento psiquiátrico ou de dependência química
A Prefeitura de Juiz de Fora informou em seu site que o Município obteve um Habeas Corpus preventivo junto ao Tribunal de Justiça de MG para que não seja obrigado a internar acautelados no HPS, para tratamento psiquiátrico ou de dependência química.
O excessivo número de acautelados internados para tratamentos dessas naturezas foi um problema levantado pela Comissão de Saúde da Câmara, depois de uma visita dos vereadores Fiorilo, Chico Evangelista (PP) e Castelar (PT) ao hospital, no mês de maio. De lá pra cá, a Comissão vem buscando sensibilizar os poderes executivo e judiciário, municipal e estadual, para encontrar uma solução para a questão.
O excessivo número de acautelados internados para tratamentos dessas naturezas foi um problema levantado pela Comissão de Saúde da Câmara, depois de uma visita dos vereadores Fiorilo, Chico Evangelista (PP) e Castelar (PT) ao hospital, no mês de maio. De lá pra cá, a Comissão vem buscando sensibilizar os poderes executivo e judiciário, municipal e estadual, para encontrar uma solução para a questão.
Com a decisão do TJ, somente serão aceitos acautelados no HPS para tratamento de urgência e emergência. O jornal Tribuna de Minas informou que, segundo o diretor geral do HPS, Geraldo Dilly, ontem havia 25 acautelados internados.
Marcadores:
acautelados,
Comissão de Saúde Pública e Bem-estar Social,
HPS,
presidiários
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Comissão de Saúde visita Policlínica de Benfica
Fiorilo e os vereadores Wanderson Castelar (PT) e Chico Evangelista (PP) estiveram hoje de manhã na Policlínica de Benfica para avaliar as condições de atendimento da unidade. Após circularem por todas as dependências do prédio os vereadores constataram uma série de precariedades, com destaque para a falta de profissionais. Ainda nesta semana, a Comissão vai apresentar um relatório completo sobre a visita à Policlínica.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)